segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Símbolo do GOJU-RYU OKINAWA-KAN KARATÊ-DO KYOKAI

GOJU-RYU

    Todo praticante, via de regra, quando ouve falar em GOJU RYU fica pensativo, pois o que vem a ser isso? Por quê que um Karatê é chamado Goju Ryu e outros não? Por quê além de ser chamado Goju Ryu pode ser chamado Okinawakan, Meibukan,Shoreikan...etc? Por quê os katás são tão peculiares estando mais parecidos com  Kempô (como os okinawanos chamavam o Kung Fu genéricamete)?
    Estas perguntas são interessantes, pois, normalmente falamos apenas karatê então, a pessoa resolve praticar karatê e depois descobre que há vários ramos dessa maravilhosa arte.
    Aqui não há espaço para narrar toda a história então vamos procurar ser o mais breve possível. Como se sabe, Okinawa era um reino que nada tinha a ver com o Japão e, como tal, mantinha intenso comércio com a China. No decorrer dos séculos, muitos mestres de Kempô vieram para Okinawa e ensinaram sua arte a muitas pessoas. Como é sabido, o Kempô, ou melhor, o Kung Fu, possui inúmeros estilos. Da mesma forma, muitos militares e nobres foram a China e treinaram lá. Claro que um grupo de japoneses derrotado (Clã Satsuma) invadiu Okinawa e proibiu o uso de armas e assumiu o governo até a incorporação da Ilha ao Império do Japão, mas esse não é a nossa reflexão de momento. Dessa forma, esses conhecimentos mesclados com lutas nativas vai gerar o que ficou conhecido genéricamente como OKINAWA-TÊ, mas na realidade, o Okinawa-tê era dividido já em escolas organizadas onde se destacavam o Naha-tê e outras.
    Um dos maiores mestres de Naha-tê e do karatê de forma geral foi, indiscutivelmente, Kanryo Hishigaonna de aparência frágil e pequeno, porém, detentor de uma técnica fabulosa que lhe valeu o apelido de “O santo do punho fechado”. Nunca foi derrotado e seu soco podia partir uma armadura de samurai. Kanryo foi até a China onde permaneceu alguns anos pesquisando alguns estilos de kung fu retornando a Okinawa e sempre mantendo seu Naha-tê,porém enriquecido.
    Dentre seus alunos destacou-se Chojun Miyagi que também foi a China e pesquisou durante três ou quatro anos retornando e continuando a ensinar. Em dado momento, no Japão, não podia manter o nome Naha-Tê e, baseado em antigos versos adotou o nome GOJU RYU (Escola forte e flexível) nascendo então o Karatê Goju Ryu. Com sua morte, seus principais alunos passaram a ter seus dojôs acrescentando seu designativo (Shoreikan,...)devido a poucas diferenciações adotadas pelos novos mestres lembrando que Miyagi não ensina o mesmo programa a cada um como hoje se faz.
     Dentre seus diversos alunos, Miyagi teve Eichi Miyazato e Kiichi Nakamoto sendo que Nakamoto por ser jovem continuou seu treinamento com Miyazato conhecendo e treinando com muitos outros mestres renomados sendo hoje o único faixa preta de Miyagi vivo e o responsável pela Goju Ryu Okinawakan Karatêdo Kyokai.
    Os katás Goju tem uma diferenciação de outros estilos envolvendo a praticidade do combate com o enraizamento (em alguns caso) e com a movimentação cíclica. (Na próxima edição continuaremos o assunto).

                              Grande Mestre Kiichi Nakamoto e Mestre Ydenir P.Machado

continua depois....