Este Blog fala sobre a arte do Karatê, mais especificamente o Goju-Ryu que é uma forma tradicional de Karatê de Okinawa.A Liga, conhecida pela sigla LBRGK é a representante oficial para o Brasil da WGKF (World Goju Ryu Karatê Federation) e da WOKKA (World Organization Karatê & Kobudô Asociation). O presidente da Liga representa também a Goju Ryu Okinawa-kan Karatê-do Kyokai para o Brasil. A Liga procura agregar as diversas famílias Goju Ryu como um dia já ocorreu e eu fui testemunha.
sábado, 19 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
Mestre de Karatê homenageado pela WAMAPS
Todos conhecem o Mestre de Karatê-do Ydenir P.Machado, que também é Príncipe e que agora foi homenageado pelo seu conhecimento em artes marciais como atesta o certificado acima. Este Diploma da WAMAPS é assinado pelo grande mestre de artes marciais e membro da nobreza da Malásia Dato'Sabree Salleh.
Príncipe Dom Ydenir declarou: "Para mim, um reconhecimento como esse tem um sabor muito especial, pois além de ser de uma Instituição muito querida, é presidida pelo grande mestre e amigo Dato'Sabree Salleh "
Príncipe Dom Ydenir declarou: "Para mim, um reconhecimento como esse tem um sabor muito especial, pois além de ser de uma Instituição muito querida, é presidida pelo grande mestre e amigo Dato'Sabree Salleh "
quinta-feira, 3 de março de 2011
O que é o Goju Ryu - segunda parte
Relembrando o que já foi dito podemos dizer que Kanryo Higashionna ficou conhecido como “Kensei” (punho sagrado) e ficou associado ao Naha-tê. Seu aluno Chojun Miyagi desenvolveu ainda mais o estilo de seu mestre vindo a tirar o nome em 1930 do clássico Bubishi onde se lê “Ho Goju Donto”, mas a escolha não foi aleatória ou apenas para dar um nome, foi por representar a essência da arte. Como a grande maioria sabe, Miyagi foi conhecido como “Bushi” que significa guerreiro. Diz-se que Miyagi ao executar um kata seus pés se enraizavam no chão de maneira tal que sua postura demonstrava uma defesa inexpugnável e seus ataques como botes certeiros.
Pode-se dizer que Bushi Miyagi é o “pai do Goju Ryu”.Ensinou sua arte a muitos alunos embora nem sempre ensinasse o mesmo katá para cada um.Sua morte em 1953 deixou um vazio imenso no mundo das artes marciais. Entretanto, no mesmo ano (1953), seus principais alunos mais graduados se reuniram, entre os quais Meitoki Yagi,Iha, Nakaiama com o objetivo de eleger um sucessor para a linha Goju Ryu e, esse escolhido foi Ei’chi Miyazato levando em consideração a capacitação técnica bem como o profundo conhecimento da arte considerando ainda que Kei Miyagi (filho de Miyagi) disse na ocasião que seu falecido pai falara que podia depender de Miyazato para tudo; Miyazato foi o faixa preta que passou mais tempo com Miyagi no DOJO e também no Departamento de Polícia.
Claro, que cada mestre aluno de Miyagi acabou fundando seu ramo de Goju Ryu, porém, Miyazato era o modelo vivo e aceitou o desafio até sua morte em 1999.
Todavia, Miyagi teve um aluno que chegou a faixa preta através de suas mãos chamado Kiichi Nakamoto. Nakamoto, com a morte de Miyagi treinou ainda com muitos mestres não só de Goju, mas também de Kobudô.Outra coisa importante, ele e Miyazato eram grandes amigos sendo que treinavam juntos e o próprio Miyazato reconhecia em Nakamoto um digno sucessor e que este fazia o mais perfeito kata sanseru. Ademais, Nakamoto tem uma história familiar muito especial, pois descende do grande Uhugusuku guarda pessoal dos Reis de Okinawa e encarregado da segurança do castelo de Shuri. Nakamoto ainda foi um dos primeiros mestres de Okinawa a ser reconhecido pelo governo japonês como 10º dan em Karatê (também o é em kobudô). Kiichi Nakamoto é o líder máximo do Goju Ryu Okinawa Kan Karatê do Kyokai.
Seu aluno Jaime P.Sequeira e Pereira foi o responsável pela introdução do Goju Ryu em Portugal tendo representado nesse país irmão a Miyazato com quem recebeu o 6º e o 7º dan. Sendo fiel à ordem das coisas passou a seguir o Grande Mestre Nakamoto com quem veio a ser elevado ao 8º dan. Mestre Jaime trabalha incansavelmente pelo desenvolvimento e expansão do Goju Ryu Okinawakan Karatêdo Kyokai pelo mundo sendo homenageado várias vezes como por exemplo em 2002 quando recebeu pelo conselho legislativo de Miranda (Venezuela) a Ordem “Vicente Emílio Sojo” e, em 2010 a Cruz do Mérito Filosófico e Cultural através da Câmara Brasileira de Cultura (Grande Mestre Nakamoto também foi homenageado com essa condecoração que é reconhecida pelo governo do estado de São Paulo-Br e registrada junto ao Exército Brasileiro).
O Brasil não poderia ficar longe dessa arrancada marcial e o escolhido para liderar esse movimento foi Mestre Ydenir P. Machado (aluno de 6º e 7º dan de Nakamoto): teólogo, psicanalista,escritor,jornalista (9º dan pela Fed.Brasileira de Karatê e Kobudô) o qual aceitou o desafio.Recentemente recebeu o título de Grão Mestre da Faculdade Regional de Filosofia,Ciências e Letras de Candeias -BA (reconhecido pelo MEC) entre dezenas de outros títulos.
Visando a purificação do Goju Ryu, sua preservação e seu desenvolvimento de forma como foi erigido por Miyagi e de forma mais organizada criou-se a WOKKA (World Okinawa-kan Karate & Kobudo Asociation) presidida por Mestre Jaime e representada no Brasil por Mestre Ydenir que ainda representa em nosso país Goju Ryu Okinawakan karatê do Kyokai, bem como a World Goju Ryu Karate Federation (WGKF),presidindo a Liga Brasileira de Goju Ryu Karatê.
terça-feira, 1 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)